.contador


Contador site
Quarta-feira, 8 de Abril de 2009

O Cavalo

 

Cavalo
     O cavalo (do latim Caballu) é um mamífero hipómorfo da ordem dos ungulados, uma das sete espécies modernas do género Equus. Esse grande ungulado é membro da mesma família dos asnos, das zebras e dos equídeos. Todos os sete membros da família dos equídeos são do mesmo género Equus, e podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas. Os cavalos têm longas patas de um só dedo cada. Os cavalos (Equus Caballus) são perfeitamente adaptados a diversos desportos e jogos, como corrida, pólo, provas de ensino ou equitação, ao trabalho e até à equoterapia (recuperação da coordenação motora de certos deficientes físicos).
     Esses animais dependem da velocidade para escapar a predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por matriarcas. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. Sua longevidade varia de 25 a 30anos.
     O cavalo teve, durante muito, tempo um papel importante no transporte; Fosse utilizado como montaria, ou puxando uma carruagem, uma carroça, uma diligência, um bonde, etc. Também era utilizado nos trabalhos agrícolas, como também era animal para a arar, etc. Até meados do século XX, exércitos usavam cavalos de forma intensa em gerras: soldados ainda chamam o grupo de máquinas que agora tomou o lugar dos cavalos no campo de batalha de "unidades de cavalaria", algumas vezes mantendo nomes tradicionais (Cavalo de Lord Strathcona, etc.)
Como curiosidade, a raça mais rápida de cavalo, o famoso Thoroughbred (Puro sangue Inglês ou PSI) alcança em média a incrível velocidade de 60 km/h.

 

 

 

 

publicado por The Flags às 11:22
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Maria Araújo a 10 de Abril de 2009 às 22:28
Olá, princesa.
Escolheste umas fotos lindas do cavalo lusitano.
Os nossos cavalos são lindos e apreciados em muitas parte de mundo.
Beijinho


De M a 11 de Abril de 2009 às 12:07
Olá! Vi o link do teu blog no Trio_M e resolvi vir "cuscar". Fiquei surpreendida; está muito giro! Gostei bastante dos posts sobre o teu gatinho, pois eu também tenho um, só que não vive comigo, para grande pena minha.

Parabéns pelo blog e por o teres sempre actualizado e bem!

Boas férias,

Madalena (6ºA)


De Trio_m a 19 de Maio de 2009 às 11:28
olá
sou eu a mafalda do Trio_M
olha vou-te ser sincera, adorei a imagem mas só li metade do texto! eu sou assim, sem paciência nenhuma.hehehe
é um dos meus defeitos
xau


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. A foto do meu gato

. As aventuras parvas do me...

. S.Valentim

. Feliz Natal

. Happy Animalloween

. O suricata

. A morsa

. Abra

. Design de animais

. O Cavalo

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds